no Ermelino Matarazzo

Resultado de imagem para Ermelino Matarazzo.

Ermelino Matarazzo é um distrito situado na zona leste da cidade brasileira de São Paulo, capital do estado homônimo.

É cortado pela linha 12 da CPTM e possui duas estações (USP Leste e Comendador Ermelino), abriga o Parque Ecológico do Tietê, além da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, inaugurada em 2005. Faz divisa com o município de Guarulhos ao norte.

O distrito de Ermelino Matarazzo totaliza uma área de 8,70 km² e integra em seu território a Macrozona de Proteção Ambiental e a Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana. Ainda dentro do território de Ermelino Matarazzo encontra-se a sub-bacia do córrego Mongaguá, da qual fazem parte os córregos Ponte Rasa, Franquinho e o próprio Mongaguá, que deságua no Rio Tietê.

A região de Ermelino Matarazzo começou a se desenvolver por volta de 1926, com a chegada da ferrovia e com a construção da estação ferroviária Comendador Ermelino Matarazzo, na época correspondente ao desenvolvimento industrial de São Paulo. Tanto que as indústrias Matarazzo e Cisper instalaram suas fábricas no local. As áreas ao redor da estação foram loteadas e transformadas em vilas (como o Jardim Berlim, atual Jardim Belém).

No entanto, o processo de industrialização durou pouco, devido ao fato de que as indústrias passaram a preferir bairros próximos às rodovias, o que alterou radicalmente o perfil da região. Por oferecer terrenos mais baratos, e sem infra-estrutura, passou a receber uma grande massa de trabalhadores nordestinos e posteriormente italianos, atraídos pela Indústria da família Matarazzo, logo transformou-se em um bairro predominantemente residencial. Posteriormente, com a construção da Rodovia dos Trabalhadores, atual Rodovia Ayrton Senna, e com a proximidade do Aeroporto Internacional de Cumbica, o bairro voltou a receber indústrias, sobretudo químicas, que continuam funcionando na região. No entanto, segue aumentando o número de estabelecimentos comerciais e de serviço, refletindo a tendência à terceirização que ocorre por toda a cidade.

Em 1970 passou a contar com 200 telefones automáticos, implantados pela antiga Companhia Telefônica Brasileira - CTB, que utilizavam o milhar '4' do prefixo 297. Alguns 'cortes de área' ocorreram a partir de 1980, como a construção de novo centro de fios denominado Vila União, em áreas próximas a Itaquera. Atualmente, aproximadamente 80.000 terminais estão instalados no centro telefônico de Ermelino Matarazzo.

Em 29 de novembro de 2010 foi sancionada a Lei Municipal 15.342, de autoria do político Chico Macena, que estabelece a data de 7 de Fevereiro a ser comemorada como Dia de fundação de Ermelino Matarazzo.

O bairro é conhecido pelas diversas mobilizações sociais, vinculadas à Paróquia São Francisco de Assis, com o religioso e líder comunitário Padre Ticão. Entre as conquistas estão a USP Leste, a Fatec, a Unifesp, entre muitos outros.

A Museu do Azulejo trabalha com azulejos, pisos, e pastilhas antigas ou fora de linha no Ermelino Matarazzo. Confira nossos produtos. Temos, azulejos para mosaicos, azulejos para patchwork, pisos hidraulico, pisos para calçadas e pastilhas para fachadas antigas ou fora de linha no Ermelino Matarazzo.

Compramos também azulejos, pastilhas e pisos no Ermelino Matarazzo.