na Chácara Klabin

Resultado de imagem para Chácara Klabin, São Paulo - SP

Chácara Klabin é um bairro nobre do distrito da Vila Mariana, localizado na zona centro sul da cidade de São Paulo (Brasil). Abrange parte dos bairros Jardim Vila Mariana, Jardim Aurélia e Vila Afonso Celso.

A Chácara Klabin usufrui de uma estação de metrô, Linha 2-VERDE.

É um bairro relativamente novo na cidade e de perfil majoritariamente residencial. Antes do loteamento, iniciado pela família Klabin na década de 1970, a região era considerada a maior favela da cidade de São Paulo, mas foi beneficiada com políticas de desfavelização, o qual a Chácara Klabin participava como o empreendimento mais nobre da região.Contudo, como ocorre em outros bairros nobres de São Paulo, o problema da desigualdade social ainda se faz presente na Chácara Klabin: a Rua Souza Ramos (extensão da Rua Coronel Luiz Alves), travessia da Rua Maurício Klabin, contém uma favela ocupando cerca de 2.000 m2. Há também outra favela em um beco situado no final da Rua Jan Breughel.

O bairro passa por um intenso processo de verticalização, iniciado na década de 1990. Atualmente já não há mais terrenos vazios no bairro, o que ainda era muito comum no início da década de 2000, sendo que várias casas, inclusive de alto padrão, têm sido demolidas para a construção de prédios residenciais. É considerado um dos bairros mais valorizados da cidade, e já possui uma estação de metrô, inaugurada em 2006,além de haver outras duas bastante próximas (Imigrantes e Vila Mariana). O colégio Liceu Pasteur francês, de ensino bilingue, também está situado no bairro. A influência francesa no bairro também se mostra presente nos nomes de logradouros públicos,sendo que diversos artistas e filósofos franceses dão nome a ruas e praças, como Alexandre Cabanel, Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.

Inicialmente, a região atualmente conhecida como Chácara Klabin, foi uma área que exerceu um importante papel na formação da sociedade paulista e colonial, e abrigou inúmeras chácaras e fazendas. Após o fim da escravidão, em 1888, o Brasil e, principalmente, a cidade de São Paulo recebeu um grande número de imigrantes estrangeiros que aportaram por aqui. Os Bezzi, uma família italiana, foram os primeiros a se estalarem na região, porém, não foram eles os principais morados e sim a família Klabin, da onde surgiu o nome da Chácara.

De origem lituânia, os “Klabin” fizeram história no bairro. Maurício Klabin abriu seu primeiro negócio: uma pequena gráfica que é conhecida como Klabin Papel e Celulose, que hoje é uma das maiores do mundo nesse ramo e rendeu bons frutos para a família e região. Por ser também proprietária das ações do banco União, a família Klabin adquiriu um grande número de chácaras que ficavam entre o Caminho do Mar e a Colina do Ipiranga (região já conhecida pelo episódio da Proclamação da Independência). Esses terrenos evoluíram para a formação da Chácara Klabin, considerado um bairro de passagem entre esses lugares.

Maurício, junto com sua família, ergueu centros de saúde e museus. Depois seus filhos continuaram amplificando o local e assim, criaram a primeira olaria de forno em São Paulo que empregou na época diversas pessoas,além de possuir vários inquilinos por alugar várias chácaras no começo de 1920. Assim, na segunda metade do século XX, se definiu o processo de urbanização.

A Museu do Azulejo trabalha com azulejos, pisos, e pastilhas antigas ou fora de linha na Chácara Klabin. Confira nossos produtos. Temos, azulejos para mosaicos, azulejos para patchwork, pisos hidraulico, pisos para calçadas e pastilhas para fachadas antigas ou fora de linha na Chácara Klabin.

Compramos também azulejos, pastilhas e pisos na Chácara Klabin.